Dados gerais

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS ÚLTIMOS ÍNDICES DE VACARIA LEVANTADOS PELO IBGE
 
Economia:

A principal atividade econômica de Vacaria é a fruticultura. O município é o maior produtor de maçãs do RS e 2º maior do país. A produção de grãos está em segundo lugar. Também são destaques na economia do município a pecuária, a produção de pequenas frutas, o comércio e a prestação de serviços.

Confira alguns dados da economia vacariense:

Produto Interno Bruto do Município de Vacaria / 2011

Valor adicionado bruto da agropecuária a preços correntes:160.362 mil reais

Valor adicionado bruto da indústria a preços correntes:140.121 mil reais

Valor adicionado bruto dos serviços a preços correntes:703.625 mil reais

Impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes: 106.374 mil reais

PIB a preços correntes: 1.110.483 mil reais

PIB per capita a preços correntes: 18.012,69 reais

Fonte: IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DO MUNICÍPIO DE VACARIA

A maçã
Segundo informações da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçãs (Agapomi) a área cadastrada de pomares de macieira em Vacaria é de 6.854 há. Em 2014, a produção de maçãs foi de aproximadamente 300 mil toneladas, diante das 530 toneladas esperadas para a colheita no estado e 1,1 mil toneladas no país. Vacaria deve produzir ¼ do total de maçãs produzida no Brasil, confirmando sua liderança como maior produtora e exportadora brasileira da fruta. 

Pequenas Frutas
O município de Vacaria é considerado o principal polo brasileiro de produção de pequenas frutas, grupo formado principalmente pelo morango, mirtilo, framboesa e amora-preta. A cadeia das pequenas frutas da região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul possui sua base de produção na agricultura familiar, onde se concentram os pomares e a produção dessas espécies. A produção, colheita e comercialização na safra 2013/2014 é diferenciada para cada espécie, mas pode-se afirmar de maneira geral que o setor passa por um bom momento. O morango tem um mercado muito dinâmico com variações de preços ao longo do ano, de acordo com a oferta. Em função do crescimento do cultivo de variedades reflorescentes que produzem praticamente durante todo o ano e a expansão dessas cultivares para regiões tradicionais de produção do sudeste brasileiro, a oferta de produto tem sido mais regular, o que de certa forma também estabiliza os preços. O morango gaúcho e principalmente da região dos Campos de Cima da Serra tem se destacado pela sua qualidade e apresentação no mercado. Em Vacaria, destaca-se a introdução de novas tecnologias de produção, como o cultivo semi-hidropônico e, ainda, o cultivo em solo em túnel alto, que estão promovendo aumento na produtividade e a produção de frutas de melhor qualidade ao mercado.

A amora-preta está passando por um bom momento, o mercado de frutas para indústria tem apresentado um consistente crescimento, que favorece o aumento dos preços pagos aos produtores. No entanto, percebe-se que houve um decréscimo no volume de frutas produzido na região dos Campos de Cima da Serra nos últimos anos, em função da redução da área cultivada e, também, pela diminuição de produtividade das últimas safras, ocasionada por problemas climáticos e o declínio de produtividade nos pomares mais velhos. No momento, nota-se a iniciativa de muitos produtores em revitalizar e renovar os pomares, bem como em investir em aumento de área, considerando os resultados e perspectivas de renda que a produção da amora está apresentando.

A framboesa, por se tratar de uma cultura mais delicada e mais exigente em mão de obra e manejo, passa por um momento de estabilidade, sem perspectivas de aumento de área, pelo menos por enquanto. Nos últimos anos, devido a forte concorrência da framboesa importada do Chile, seu preço sofreu uma leve queda, mas ainda se mantém rentável, principalmente para os produtores que efetuam o congelamento e ampliam a possibilidade de comercialização ao longo do ano.

O mirtilo, assim como a framboesa mantém-se sem expansão de área, mas a produção vem crescendo no município devido à entrada em produção de pomares jovens. O mercado vem apresentando uma significativa melhora, devido ao lançamento de diversos produtos processados com essa fruta e a divulgação maior de suas qualidades funcionais. O mercado da fruta in natura requer maior organização da logística e transporte por parte dos produtores, mas já apresenta iniciativas promissoras na região. 

Em relação à organização dos produtores, apesar do recente insucesso na formação de uma cooperativa, a Associação dos Produtores de Pequenas Frutas (Appefrutas) continua seu trabalho na coordenação da coleta, transporte e comercialização conjunta da produção. O projeto de implantação de uma grande central de congelamento de frutas, inicialmente pensado pelos produtores e apoiadores do setor, foi interrompido em função de dificuldades enfrentadas na disponibilização de um terreno e na construção de prédio para abrigar esse empreendimento. Temos que ressaltar, também, que o grupo não estava preparado para administrar uma agroindústria do porte projetado inicialmente. Durante inúmeras reuniões para discussão em torno da gestão do empreendimento idealizado, os produtores chegaram a conclusão que é mais oportuno e viável o investimento em pequenos empreendimentos nos núcleos da Appefrutas, próximo as propriedades dos produtores, que dessa forma conseguem com sua mão de obra familiar fazer todo o processo de recepção, congelamento, classificação, processamento e embalagem das pequenas frutas, sem a necessidade de contratação de mão de obra para realizar as atividades ou o gerenciamento do processo. Essa ideia de descentralização já conquistou adeptos junto aos associados da Appefrutas, sendo que vários grupos já implementaram pequenas unidades de congelamento, processamento e armazenagem de frutas congeladas financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), já operando nessa safra 2013/2014. Complementando essa ideia da descentralização, os associados da Appefrutas, em assembleia geral, estão propondo a utilização dos equipamentos adquiridos pela Prefeitura Municipal de Vacaria para os grupos dos núcleos da associação. Esses equipamentos foram adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e agora servirão para desenvolver as atividades de agregação de renda nos pequenos empreendimentos familiares que estão surgindo nos núcleos de Appefrutas, nas comunidades rurais.

Podemos afirmar que a cadeia das pequenas frutas, no município de Vacaria e região, passou por diversas fases: expansão de área e da produção, crise com retração de preço e redução de produção e mais recentemente o atingimento de uma certa estabilidade. Está iniciando-se agora uma nova fase, onde a estruturação das unidades produtoras, visando qualificar, processar e agregar valor à produção será fundamental para a continuidade e o sucesso dessa atividade que transformou agricultura familiar da região. Os produtores de pequenas frutas estão investindo de forma mais consistente na sua propriedade, na comunidade, no seu núcleo de produção, visando criar as condições adequadas e necessárias para produzir, armazenar, processar e comercializar o seu produto com segurança e agregação de renda. 

Produção de pequenas frutas em Vacaria safra 2013/2014

CulturaÁrea Total
(ha)
Produção (t)
(Obtida/Estimada)
Produtividade média dos pomares ton/haNº produtores






Amora-preta705397,7102
Framboesa10,462,4616
Mirtilo20,31065,215
Morango68,527404069
Total pequenas frutas169,23447,458,9202

Fonte: Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar de Vacaria (2014)

Estimativa de produção de Grãos de grãos em Vacaria safra 2013/2014

CulturasÁrea Total (ha)*Produção (t)
(Obtida/ Estimada)Produtividade
Média (t/ha)
Milho*12.75099.4507,8
Soja*42.250126.7503
Feijão*4.75011.4002,4
Trigo*430012.9003

Fonte: Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar de Vacaria (2013)
VOLTAR

Compartilhe: