16/06/2023
Saúde
Vacaria Recebe Reconhecimento Estadual Pelo Projeto de Atendimento Integrado Para Pessoas Com Autismo
Nesta sexta-feira, dia 16, o projeto da Secretaria de Saúde de Vacaria para a implantação do Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do programa TEAcolhe foi classificado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, mais uma conquista da Administração Municipal na área da Saúde.
O programa TEAcolhe foi implementado pelo Decreto Estadual nº 55.824, de 05 de abril de 2021, com o objetivo de regulamentar as diretrizes para a implementação e execução da Lei nº 15.322, de 25 de setembro de 2019, que instituiu a Política Estadual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista - TEA.
O TEA engloba diversas desordens do desenvolvimento neurológico que se manifestam na infância e tendem a persistir na adolescência e idade adulta, como autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e síndrome de Asperger.
Existem dois critérios para o diagnóstico: deficit na reciprocidade socioemocional (na comunicação não verbal ou na interação social) e a presença de comportamentos restritos ou repetitivos.
A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação estão realizando esse trabalho, que é um dos principais pontos da gestão do Prefeito Amadeu, com o objetivo de oferecer um atendimento integrado às necessidades específicas das pessoas com autismo. Além de apoiar as famílias, busca-se criar condições para o desenvolvimento pessoal, inclusão social e cidadania.
O Prefeito Amadeu considera esse trabalho de extrema importância, pois auxiliará no diagnóstico precoce e proporcionará um melhor atendimento às crianças.
O CAS tem como objetivo ampliar a oferta de atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias, por meio de avaliação e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar. O CAS atenderá os nove municípios da Região 24 de Saúde.
A implantação desse projeto reflete o compromisso da Secretaria de Saúde com a comunidade e suas demandas.
Vacaria, juntos fazemos melhor!
Data: 16/06/2023
Por: Caroline Elisabete Lima