01/09/2011
VACARIA E A SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO
Aconteceu nesta quarta-feira(31), na Cripta Espaço Multicultural a reunião que definiu a programação da Semana Nacional do Trânsito em Vacaria, com a participação da Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito,Polícia Civil,Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Centro de Formação de Condutores Rizzon, Centro de Formação de Condutores Bueno, Corpo de Bombeiros e Empresa Transfátima.
Neste ano a Semana terá como tema a reflexão em torno de medidas que podem ser adotadas para reduzir o número de acidentes e vítimas. De acordo com o diretor do Departamento de Trânsito, Zair Silveira as crianças terão atividades especiais de conscientização.
O chefe da Guarda Municipal, Léo Fiorio informa que serão realizadas blitz educativas e repressivas. Ele afirma ainda, que o crescimento do número de acidentes dentro da cidade tem preocupado o órgão.
Com o tema: ? PACTO PELA REDUÇÃO DE ACIDENTES?. Com uma programação específica, entre palestras, teatro e blitz, a polícia civil estará à disposição para ativa participação, principalmente com os temas de suas atribuições, entre eles a questão referente aos efeitos do álcool na sociedade e suas conseqüências que geram a violência e os crimes, como por exemplo, os crimes em espécie do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o homicídio culposo na direção de veículo automotor, dirigir embriagado, participar, na direção de veículo automotor, de corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada, que é o ?famoso? racha, dirigir sem habilitação ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada entre outros fatos que são crimes e são apurados pela polícia civil.
A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas no mundo são vítimas, anualmente, de acidentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre os cinco fatores que mais causam mortes e lesões no trânsito, está o fato de pessoas dirigirem sob efeito de bebida alcoólica ou outra substância análoga e o excesso de velocidade, diz o inspetor Abreu, da Polícia Civil, o qual também é membro do Conselho Municipal sobre Drogas e presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações.
Data: 01/09/2011
Por: