08/12/2022
Informações
Vacaria Celebra o dia de Nossa Senhora da Oliveira
Nesta quinta-feira (08), a comunidade celebra o dia de Nossa Senhora da Oliveira, a padroeira do nosso município. A história começou por volta de 1750 nos campos de Vacaria, com os fazendeiros que costumavam queimar o capim ao final do inverno. Em uma dessas queimadas, o proprietário de uma das fazendas da região, cujo o nome não há registros, percebeu que apenas uma mancha não havia sido tomada pelas chamas. Ao atear fogo novamente, notou quem entre as labaredas, tinha uma pequena imagem de madeira sobre uma pedra, com o letreiro N. S. da Oliveira.
A família do fazendeiro, fez uma pequena capela de barro, coberta por capim, próximo da sua casa no auto da coxilha. Com a notícia se espalhando pela região, vizinhos próximo e distantes começaram a visitar a capela e fazer orações a imagem. Logo ranchos de barro foram construídos aos arredores daquela ermida, dando início ao povoado onde hoje está localizado o município de Vacaria. Os mais antigos acreditavam que a imagem poderia ter sido deixada naquele local por inspiração divina, ou esquecida por alguma caravana de bandeirantes portugueses.
Atualmente a cidade tem um Santuário em honra a Nossa Senhora da Oliveira, que foi inaugurado no dia 8 de setembro de 2002, sob inspiração do Pároco da Catedral N. Sra. da Oliveira, Pe. Olívio Lúcio Dembogusrki. O templo foi construído em pedras de basalto, no suposto local onde a história é relatada e que foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora da Oliveira no ano de 1750.
Existe ainda uma lenda sobre a criação da Capela de Nossa Senhora da Oliveira. A história conta que um sacerdote, desejava levar a imagem até Viamão, enquanto o local não fosse construído para a acolhê-la em Vacaria. Duas vezes o sacerdote teria tentado fazer o transporte da imagem e, nas duas tentativas, no meio do caminho, ou por furto ou por queda do cavalo, a imagem sumia e reaparecia no seu local, na capela em Vacaria. Assim, o sacerdote se convenceu de que Deus queria que a imagem ali permanecesse.
Foi então que este mesmo padre solicitou a construção da Capela de Nossa Senhora da Oliveira, inaugurada em 21 de dezembro de 1761. Somente no ano de 1870 foi construída a nova igreja matriz, a nossa bela Catedral Nossa Senhora da Oliveira, junto a praça Daltro Filho.
Data: 08/12/2022
Por: Maicon Maciel - Assessor de Comunicação Social