Notícias - REDE LILÁS ATUA NO COMBATE À VIOLÊNCIA

12/11/2015 Administração REDE LILÁS ATUA NO COMBATE À VIOLÊNCIA
Até o momento, foram registradas 813 ocorrências de violência contra a mulher em Vacaria. Destas, 438 referem-se a ameaças. Os crimes de lesão corporal foram registrados 274 vezes. Casos de estupro chegam a 14 até o momento. São inúmeras as situações que levam a mulher vítima a permanecer em situação de violência e não raramente, são um conjunto destas situações, entre elas a dependência financeira, os filhos, o medo de denunciar o agressor. Fatores culturais também são determinantes neste ciclo de violência. O machismo, a exemplo, faz com que algumas mulheres pouco abertas às mudanças da sociedade, pensem que tem total obrigação em atender e obedecer calada aos homens, simplesmente por que são mulheres.

Vacaria dispõe da Rede Lilás que é composta por serviços integrados para articular ações voltadas às mulheres em situação de violência. A Brigada Militar capacita policiais para fazer visitas periódicas na residência da vítima que solicitou medida protetiva e teve seu deferimento, a fim de verificar se o agressor realmente tem cumprimento com a determinação judicial, estas ações compõem a Patrulha Maria da Penha.

A Polícia Civil disponibiliza a Sala Lilás, para que em casos de exame de corpo de delito, a vítima fique em uma sala reservada para não se expor ou correr o risco de se deparar com o agressor.

A administração municipal, através do Centro de Referência da Coordenadoria da Mulher, oferece atendimento e acompanhamento psicológico, social, jurídico, orientação e informação às mulheres em situação de violência, prestando orientações sobre os diferentes serviços disponíveis para prevenção, apoio e assistência. Também é oferecido auxílio na obtenção do apoio jurídico necessário a cada caso específico.

Todo ser humano merece respeito. Em casos de violência contra a mulher, não se omita! Ligue 190.





Data: 12/11/2015
Por: Osvaldo Grigolo Junior
VOLTAR

Compartilhe: