Notícias - Projeto Crotalária - Flores Contra Mosquitos
A Equipe da Vigilância Ambiental e Agentes de Saúde de Vacaria estão realizando a entrega de sementes e mudas da leguminosa conhecida como Crotalária.
A Crotalária produz uma flor que atrai a libélula, um inseto predador de mosquitos, inclusive o da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti, Chicungunha e Zika. Assim pode acontecer a quebra da cadeia reprodutora do mosquito reprodutora do aedes aegypti.
O plantio da crotalária é apenas mais uma medida de combate, é importante que toda a população se conscientize fazendo a sua parte com a limpeza e cuidando de quintais e jardins.
O projeto pretende estimular a população a cultivar a crotalária em possíveis focos do mosquito, como Praças, jardins, quintais, vasos e margens de rios.
Este projeto tem a parceria do Lions Clube, Vigilância Ambiental e Agentes de Combate a Endemias.