Notícias - Prefeito Amadeu Boeira Adota Medidas para Manter o Equilíbrio Financeiro do Município

24/10/2018 Administração Prefeito Amadeu Boeira Adota Medidas para Manter o Equilíbrio Financeiro do Município
O prefeito de Vacaria Amadeu Boeira publicou um decreto (Nº 233/2018) neste mês de outubro que determina a redução de 25% das despesas em todos os setores do Executivo Municipal, salvo os serviços essenciais à população, como os postos de saúde, escolas e guarda municipal.

O decreto é mais uma medida que o Prefeito toma para que possa cumprir com seus deveres frente ao Município e com a lei de responsabilidade fiscal, tendo em vista a baixa na arrecadação e os deficit nos serviços de coleta de lixo e de iluminação pública.

Só na coleta de lixo o deficit é de TRÊS MILHÕES DUZENTOS E SESSENTA E TRÊS MIL REAIS e na iluminação pública o deficit é de SEISCENTOS MIL REAIS os dois juntos chegam a quase QUATRO MILHÕES DE REAIS, que a Administração não arrecada e precisa tirar de recursos que poderiam ser investidos em outras áreas de nossa cidade, como construção de creches e pavimentações dos bairros.

Outro fator que agrava a situação são os financiamentos de gestão anteriores que chegam também na casa dos R$ 4 milhões por ano.

Além de redução em horas extras e diárias o Prefeito exonerou nos últimos dias, 41 servidores entre Cargos em Comissão e funcionários de empresas terceirizadas.

Outra medida que o Executivo tenta para ajustar as contas é a adequação das taxas e impostos do município, que há muitos anos estão defasadas, tornando o deficit anual cada vez maior. Dois projetos, referentes a taxa de lixo e iluminação pública, foram enviados para a Câmara de Vereadores ainda em 2017, porém os vereadores rejeitaram. Agora em 2018 o Executivo encaminhou novamente estes projetos ao legislativo e agora está em tramitação.

Os repasses as entidades assistenciais bem como ao Hospital Nossa Senhora de Oliveira também terão uma redução de 25%. O Projeto Ceava/Florescer no ano que vem não terá mais repasse por parte do Executivo. No espaço aonde é desenvolvido o Projeto no Centro Sócioeducacional Dom Orlando Dotti a Administração pretende implantar uma escola de educação infantil. A meta seria abrir 150 vagas. Segundo o Secretário Geral de Governo Gilmar Boeira não se descarta a possibilidade do projeto prosseguir, caso haja a parceria com empresas locais especialmente na área da maçã.

 

Data: 24/10/2018
Por: Maicon Maciel - Assessor de Comunicação Social
VOLTAR

Compartilhe: