Notícias - Os Limites da Fotografia

28/11/2017 Informações Os Limites da Fotografia
Esta pequena oficina, com o fotógrafo e professor Fernando Schmitt, pretende enriquecer o entendimento em torno do que é e de para que serve a fotografia nos tempos contemporâneos. Sem o intuito oferecer respostas prontas, mas com a vontade de encontrar as boas perguntas. Seja analisando os gestos poéticos dos artistas visuais que incorporam a fotografia em seus trabalhos, seja praticando o gesto cotidiano e banal de clicar uma imagem e postá-la nas redes sociais.

A partir de um repertório de imagens, em uma aula dialogada, busca-se investigar o desejo de imagem, aquilo que move os fotógrafos; observar o ato fotográfico percebendo suas nuanças onde se misturam saber e fazer, técnica e subjetividade; transitar nas fronteiras das linguagens e explorar territórios novos que se mostram disponíveis; dialogar com o incômodo assumindo que aquilo que desagrada e repulsa contém uma potência mobilizadora relevante e merecedora de investigação; projetar os destinos dos trabalhos produzidos experimentando modos de visibilização e circulação.

As atividades consistem de início, na apresentação comentada de uma série de referências visuais de trabalhos de fotógrafos e artistas contemporâneos que expandem os limites do fotográfico. Em um segundo momento os participantes serão desafiados a projetar, em uma dinâmica de interlocução coletiva, a fotografia que desejam produzir no futuro.

Fernando Schmitt é artista visual, professor e curador independente. Graduado em Jornalismo e Mestre em Comunicação. Em 2016 realizou as exposições O Que Você Vê? No Canoas Shopping e Todas as Memórias no Centro Ordovás em Caxias do Sul. Participou da plataforma Caminos Conjuntos do MUFF - Festival Internacional de Fotografia do Uruguai com exposição programada para novembro de 2017. Expôs o trabalho “Sobre Vagalumes a Alvenarias” na IV Mostra SP de Fotografia e foi selecionado no III Prêmio Diário Contemporâneo. Participou do VII Paraty em Foco em 2011 com a instalação Coisas Vazias. Possui trabalhos nas coleções Joaquim Paiva/MAM-RJ, MARGS e MAC-RS. Faz parte do espaço Planta Baja onde coordena um Grupo de Estudos e Interlocução em Fotografia. Ensina também na Escola Fluxo de Fotografia Expandida e na ESPM-RS. Trabalhou também no Ateliê Fotô/SP, MIS-SP, UNISINOS-RS, PUC-RS e UFRGS. Com a pesquisadora Fabiana Bruno desenvolveu a série de workshops “A Fotografia no Limite”, já realizados em São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belém.


Data: 28/11/2017
Por: Assessoria de Imprensa
VOLTAR

Compartilhe: