16/03/2015
Educação
OFICINAS PEDAGÓGICAS DA SMED
A Secretaria Municipal de Educação de Vacaria promoveu na sexta-feira (13), mais um encontro de Formação Continuada em forma de Oficinas Pedagógicas na EMEF Juventina Morena de Oliveira, Bairro Barcelos. As Oficinas Pedagógicas foram organizadas de acordo com o Projeto de Formação Continuada da rede Municipal de Professores Vacaria/ RS – Teorias e Práticas Pedagógicas que exploram caminhos na construção da escola viva e humanizadora. O projeto tem por objetivos o aprimoramento pedagógico fortalecendo a ação pedagógica das escolas numa linha sistêmica, interdisciplinar e contextualizada;proporcionar aprofundamento de conteúdos das áreas do conhecimento, como forma de favorecer o diálogo entre diferentes conhecimentos sistematizados e outros saberes. Dinâmica dos trabalhos Os professores da rede municipal de ensino de 4º ao 9º ano participaram das Oficinas em sua área de atuação. Os professores que atuam nos anos iniciais ( 1º ao 3º) terão Formação específica do PNAIC – PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA em datas a serem agendadas. Participaram das Oficinas: 1 - Profª Solange Todero Von Onçay (UFFS) 4º ano (manhã) 5º ano (tarde) 2 - Profº Marcos Gerhke – Oficina de Pareceres Descritivos (UNICENTRO) 4º ano (manhã) 5º ano (tarde) 3 - Profª Cecília Maria Ghedini (UNIOESTE) Escolas do Campo – Relação Escola e Comunidade Na área das Ciências Humanas: 4 - Profª Izabel Gritti – História/ Filosofia 5 - Profª Willian Simões – Geografia Na área das Ciências da Natureza e Matemática: 6 - Profª Chelei Caon - Ciências (Métodos de Aprendizagens) – (UFFS – Erechim) 7 - Profª Adriane Benedetti Lucena – Matemática (UCS) Linguagens: 8 - Profª Elisiane Tiepolo – Produção da Escrita (Curitiba ) 9 - Profº Duglas Rojas Bessa – Produção de instrumentos musicais e Arte (Pelotas). Na avaliação geral, a Smed considera que as Oficinas obtiveram os resultados esperados trazendo aos professores maiores subsídios para um trabalho coletivo e interdisciplinar entre as áreas de conhecimento em consonância com o que propõe a Resolução 07/2010 do Conselho Nacional de Educação: “ (...) as áreas de conhecimento favorecem a comunicação entre diferentes conhecimentos sistematizados e entre estes e outros saberes, mas permitem que os referenciais próprios de cada componente curricular sejam preservados.”
Data: 16/03/2015
Por: