Notícias - O Trabalho em Conjunto da Coordenadoria da Mulher e Polícia Civil

26/07/2019 Assistência Social O Trabalho em Conjunto da Coordenadoria da Mulher e Polícia Civil
A Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres foi criada em maio de 2009, com o intuito de dar assessoramento às ações políticas relativas à condição de vida da mulher e ao combate aos mecanismos de subordinação e exclusão, visando buscar a promoção da cidadania feminina e da igualdade de gênero e raça.

Com dados passados pela coordenadoria, só neste ano foi relatado um total de 59 atendimentos, entre janeiro até maio, com 16 vítimas levadas até a Casa de Acolhimento. No ano de 2018 houve um total de 227 vítimas e 23 delas encaminhadas até a Casa de Acolhimento.

Em entrevista com a Inspetora de Polícia Greice Soares Golin e a Escrivã de Polícia Dominique Candida Peruchin de Souza, foram feitas três perguntas relacionadas aos procedimentos que as vítimas de violência doméstica devem tomar quando esse tipo de fato acontece.

Como Funciona o Protocolo de atendimento à vítima de violência doméstica que procuram a delegacia de polícia para registrar o Boletim de Ocorrência? Quais as providências que a vítima deve tomar após o Registro do BO ?

Após registrar o Boletim de Ocorrência no plantão policial, a vítima vai relatar os fatos ocorridos, dependendo do caso, ela pede uma medida protetiva e é feito o exame de lesão. Depois que o registro foi feito, é encaminhado para o Posto da Mulher, onde é dado o andamento, chamando as testemunhas, ouvindo o agressor e se a vítima precisa retirar seus bens de casa.

Qual é o procedimento quando a vítima vem até o Plantão da Delegacia de Polícia para registrar o Boletim de Ocorrência e não possui familiares no município ou não tem onde ficar já que o agressor encontra-se em sua residência?

Na situação em que a vítima corre um risco de de vida ao voltar para casa, ou não tem outro lugar pra ficar. É acionado a Coordenadoria da Mulher para ser encaminhada até a Casa de Acolhimento, onde irá receber os devidos acompanhamentos.

Qual a importância da Coordenadoria da Mulher quando se trata da pós agressão, onde a mulher tem de reconstruir a vida sendo muitas vezes dependente do agressor financeiramente, psicologicamente ou emocionalmente?

O trabalho da Coordenadoria a Mulher é de suma importância, para que as vítimas possam voltar com suas rotinas normais, tendo um acompanhamento psicológico fundamental e prestativo de todos os órgãos relacionados. O trabalho em conjunto faz com que as vítimas não fiquem desamparadas, sem saber o que vai acontecer com elas depois. Com isso, elas conseguem até mesmo superar aquele fato, voltam com seus empregos e tocam a vida muito mais tranquilas, sabendo que existem pessoas boas ao lado delas.

A Coordenadoria da Mulher está localizada na Rua Ramiro Barcelos, nº 276, no 2º andar do prédio Dom Orlando Dotti. É realizado um primeiro atendimento onde evidenciamos quais as necessidades da vítima, para então poder conduzi-la aos demais atendimentos e encaminhamentos que se encaixem no seu caso. E a partir de agora, estará adotando um formulário de Avaliação de Risco (frida), para proceder com os encaminhamentos até a Casa de Acolhimento.

Vacaria, Juntos Fazemos Melhor!

 

Data: 26/07/2019
Por: Gustavo Pato - Comunicação Social
VOLTAR

Compartilhe: