Notícias - Nota Oficial sobre a Coordenadoria da Mulher e o Centro de Referência da Mulher

01/02/2017 Administração Nota Oficial sobre a Coordenadoria da Mulher e o Centro de Referência da Mulher
Em relação à Coordenadoria da Mulher, esta continuará em funcionamento, por meio da contratação de uma coordenadora e passará a funcionar na data de 1° de fevereiro de 2017, em uma sala no Centro Sócio Educacional Dom Orlando Dotti (CEDOTI). Esta coordenadoria irá prestar apoio por meio de ações políticas relativas à condição de vida da mulher e ao combate aos mecanismos de subordinação e exclusão, visando a promoção da cidadania feminina, de igualdade de gênero e raça, além do cumprimento das legislações que assegure os direitos da mulher e orientar e encaminhar denúncias relativas à discriminação de gênero entre outras atribuições conforme lei 2781/2009.
Está tomando posse a Sra. Dalva Monteiro na data de hoje (01/02), no CEDOTI - Centro Sócio Educacional Dom Orlando Dotti, no cargo de coordenadora da Coordenadoria da Mulher. Horário de atendimento das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min.
Quanto ao Centro de Referência da Mulher que fazia o atendimento especifico aquela mulher que sofria violência, este não será fechado apenas passará a funcionar dentro do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que hoje atende crianças, adolescentes, idosos e pessoas portadoras de deficiência que sofreram abuso sexual, violência doméstica, negligência e outros.
O CREAS está localizado também no CEDOTI, espaço de caráter privativo, reservado, conta com instalações adequadas ao atendimento das mulheres, e que garante um atendimento sigiloso.
Além disso, contará com uma equipe especializada e ampliada, disponível 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira.
  • 1 coordenadora
  • 1 secretária 40 horas semanais
  • 3 psicólogas: uma profissional 40 horas e duas profissionais com carga horária de 20 horas semanais cada um.
  • 1 assistente social com carga de 40 horas semanais. ( foi chamada pelo concurso este ano )
Além do atendimento psicológico individual e do acompanhamento da assistente social, serão ofertados grupos preventivos com famílias.
Anteriormente o serviço ofertado no Centro de Referência da Mulher era apenas de 20 horas semanais (meio período), uma psicóloga (20h) cedida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, uma assistente social cedida por uma Organização não governamental que hoje não faz mais esta cedência, e uma estagiária como secretária cedida por uma empresa privada.
Outro aspecto que estamos de imediato melhorando ao atendimento à mulher é a contratação de um quarto em um hotel para abrigar a mulher que precisa ser deslocada da casa até que corra os trâmites legais para a retirada do agressor, e esta possa retornar. Não descartamos, a longo prazo, um debate com os municípios da região da AMUCSER para a construção da Casa de Passagem da mulher vítima de violência à nível regional.
Quanto a recurso financeiro para manter, tanto Centro de referência da Mulher, como a Coordenadoria da Mulher não contamos com verbas vindas do Estado nem da União, todo este serviço é mantido com recursos próprios do município. Porém com está nova organização o município oferecerá mais a população com menos recursos financeiros.
 

Data: 01/02/2017
Por: Assessoria de Comunição Social
VOLTAR

Compartilhe: