Notícias - Nota de Esclarecimento - Leitos UTI Covid

15/10/2021 Saúde Nota de Esclarecimento - Leitos UTI Covid
Os Secretários Municipais de Saúde da 24ª Região vêm a público esclarecer que a decisão de não mais custear os 4 leitos de UTI Covid tomada ontem em reunião conjunta com na AMUCSER foi baseada em aspectos técnicos e levando em consideração as taxas de ocupação de leitos Covid, tantos clínicos quanto de UTI na região.

O avanço na vacinação com a consequente diminuição de incidência de casos que necessitem terapia intensiva permite que o serviço de saúde direcione seus esforços e recursos financeiros para mitigar as necessidades da população que ficaram represadas no Sistema Único de Saúde durante o período crítico da pandemia.

Temos plena consciência da nossa responsabilidade enquanto gestores e estaremos sempre disponíveis para uma eventual retomada do custeio dos leitos UTI Covid, desde que se configure a premência e a necessidade do serviço.

Esperamos que os prestadores de serviços também estejam cientes do seu compromisso com os municípios para os quais são referência, mantendo diálogo permanente e as portas abertas para entendimento e parceria, sem buscar posição de força ou predominância para fazer prevalecer pontos de vista.

Se a comunidade regional precisa do serviço prestado pelo Hospital Nossa Senhora da Oliveira, a recíproca também é verdadeira, ou seja, o Hospital precisa da comunidade regional bem como os aportes financeiros feitos pelos gestores municipais.

É dentro destes termos de entendimento e cooperação que serão tomadas as decisões pertinentes ao serviço de saúde, levando em conta sempre e em primeiro lugar os interesses dos usuários do Sistema Único de Saúde.

Prefeitura Municipal de Vacaria, Juntos Fazemos Melhor!

Data: 15/10/2021
Por: Alaides Paim - Assessora de Comunicação Social Prefeitura Municipal - MTB 0018043/RS