Entre os compromissos realizados pela Comitiva de Vacaria, composta pelo Prefeito Amadeu Boeira, o Vice-Prefeito Marcelo Dondé, a Presidente da CIC Luciana Vieira de Brito, a Vice-Presidente da Indústria Marinez Lovatel, a Secretária Executiva Claudete Gasparini, o Presidente da CDL Fabiano Rech e o Vice-Presidente Fábio Canalli Borges, durante a semana dos dias 27 a 30 de novembro em Brasília, considerado como um dos mais importantes, foi a agenda com secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.
Neste encontro a Comitiva de Vacaria foi acompanhada pelo Senador Luis Carlos Heinze – PP/RS, pelo Deputado Federal Ronaldo Nogueira de Oliveira – Republicanos/RS e pelo Assessor de Relações Federativas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul Douglas Pohlmann Velasquez, tendo como pauta a proposta de instalação do Terminal Rodoferroviário de Vacaria.
A possibilidade da instalação do Terminal Rodoferroviário em Vacaria começou a ser debatido ainda em 2015, através de três importantes regiões produtoras do Rio Grande do Sul (Serra, Campos de Cima da Serra e Hortênsias) e suas representações de classe (MOBI Caxias, CIC Serra, CIC Vacaria e CIC Caxias). Essa união de esforços busca ampliar a competitividade das empresas do nosso Estado, pois, estamos geograficamente localizados na ponta sul do Brasil, com isso, o poder de competição frente a empresas do centro do país fica prejudicado.
Sendo o custo de logística um fator preponderante para a competitividade das empresas gaúchas, seja na comercialização dos produtos e/ou para a compra de insumos, é necessário combater um dos vilões que tira esta competitividade, para isso, faz-se imprescindível a estruturação do empreendimento em Vacaria, cidade que possui a conexão ferroviária do Rio Grande do Sul com os outros Estados Brasileiros.
O modelo de terminal idealizado para Vacaria é um multisetorial, isto é, diversos insumos e produtos poderão ser transportados, abrangendo os mais diversos seguimentos, como: agrícola (através dos grãos, defensivos, calcário, maçãs, pequenas frutas), moveleiro, construção civil (cimento), tendo como carro chefe as bobinas de aço das Siderúrgicas até as indústrias de transformação e para a logística reversa dos produtos fabricados no Estado e distribuídos nas demais regiões do País.
Ficou deliberado no encontro para a realização de uma reunião virtual com a concessionária Rumo Logística, detentora da concessão da malha ferroviária do tronco sul até 2027, e uma visita técnica que deverá ocorrer em fevereiro.