31/08/2021
Agricultura
Início da Coleta Seletiva na Área Rural
Um dos principais problemas ambientais que vivenciamos é, sem dúvida, a enorme quantidade de lixo produzida e descartada de forma incorreta. Para uma coleta eficiente devemos seguir os passos do descarte correto do lixo: separando todos os itens de plástico, vidro, papel ou metal.
E pensando na complexidade que envolve esse problema, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente concluiu que é mais que necessário buscar medidas para contorná-lo. O efeito nocivo do descarte incorreto de lixo nas áreas rurais resultam em prejuízos expressivos, tanto no âmbito ecológico quanto no social por isso foi lançado o roteiro de coleta seletiva nestas áreas, com dias específicos em cada localidade em parceria com a Emater-ASCAR-RS .
E o roteiro da coleta de resíduos seletivos na área rural iniciou na Fazenda da Estrela, São José da Barauna, Capela de Fátima, Barro Preto e Serraria Seis. Também ocorreu no Capão da Herança, Coxilha Grande, São Pedro, Caravaggio, Itacolomi, São Francisco e Bela Vista.
O segundo roteiro foi realizado na Capela Santa Terezinha, Assentamento Nova Estrela, Assentamento Nova Batalha, Capão Alto e Estrada do Oito. O roteiro foi concluído no Refugiado, Invernada dos Borges, Santa Luzia, Vera Tormenta, Capela do Rosário e Raia Gaúcha.
“O primeiro passo para o descarte correto do lixo é a coleta seletiva. Ela é feita de maneira bem básica com o lixo mais cotidiano da sua residência: basta separá-lo entre lixo seco (inorgânico) e lixo úmido (orgânico)”.
Destaca o secretário Pingo Rezende
Vacaria, Juntos Fazemos Melhor!
Data: 31/08/2021
Por: Alaides Paim - Assessora de Comunicação Social Prefeitura Municipal - MTB 0018043/RS