29/07/2011
DISTRITO INDUSTRIAL 3
Atento às novas perspectivas de desenvolvimento o governo municipal tem dedicado atenção especial às empresas já instaladas no município e, também, para aquelas que tem procurado a administração em busca de incentivos para instalar-se em Vacaria.
A Administração Municipal, após analisar os empreendimentos, poderá disponibilizar áreas nos distritos industriais já existentes e, através da Secretaria de Obras, realizar serviços de terraplenagem e nivelamento dos terrenos, facilitando assim a instalação e início de operação das empresas.
O distrito Industrial 3, situado próximo a BR 285, na saída para Lagoa Vermelha, conta atualmente com 6 empresas instaladas, a Hercosul Alimentos, Naturovos, Moinho Vacaria, Metalúrgica Pinto e Martins, Italbrás Agroindústria e Integralle Frutas .
Em atividade desde o ano de 2009, a empresa Hercosul-Alimentos, possui duas unidades de negócios. Uma para recebimento, armazenagem e tratamento de grãos e outra para a fabricação de produtos úmidos e semi-úmidos, que se incorporaram a linha de produtos já fabricados pela empresa que tem sua matriz no município de Ivoti. Ao instalar-se em Vacaria a empresa contava com 9 funcionários, atualmente possui um quadro de 40 empregados contratados.
A Hercosul Alimentos produz em Vacaria uma linha de produtos alimentícios para cães e gatos com tecnologia de ponta, utilizando-se de máquinas importadas da França e da Alemanha e embalagem importada da Holanda.
Na avaliação do Administrador da Hercosul Alimentos Hélio Elysio de Carvalho, o apoio recebido da administração municipal, desde a instalação da empresa em Vacaria, tem sido de grande importância para que a empresa alcance os seus objetivos e possa atingir suas metas de expansão e posicionamento no mercado. Estar às margens da BR 285 e contar com o clima propício à atividade tem se mostrado vantajoso para a Hercosul, para melhor atender as suas demandas e, também, da matriz em Ivoti.
Também instalada no Distrito Industrial 3 há aproximadamente 6 anos, a Naturovos ampliou sua planta no início de 2009, contando com o apoio da administração municipal na realização dos serviços de terraplenagem e nivelamento da nova área, o que possibilita à empresa estar atualmente em 2º lugar em produção de ovos e em 1º lugar em capacidade de alojamento de aves, no país. Com o plano de expansão e ampliação, a empresa investiu na construção de novas unidades automatizadas, o que possibilitou atingir a produção de 250 mil ovos/dia. Os ovos produzidos pela Unidade de Vacaria, que conta atualmente com 49 funcionários, são transportados diariamente para o município de Salvador do Sul, onde está instalada a matriz da Naturovos.
O Coordenador Técnico da Naturovos, Mateus Kern Marques, afirma que a empresa tem intenção, a médio e longo prazo, de expandir sua atividade no município de Vacaria, através da implantação do sistema de produção integrada voltado às pequenas propriedades rurais, administradas como empreendimentos familiares. Os primeiros contatos neste sentido estão sendo mantidos com os produtores interessados.
As novas instalações do Moinho Vacaria também estão sendo construídas no Distrito Industrial 3. A empresa planeja transferir gradativamente suas atividades para a nova unidade. Devido às condições climáticas desfavoráveis a obra ainda não foi concluída, mas tem previsão de término para o mês de outubro deste ano. As obras de terraplenagem para adequação do terreno foram realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. O novo prédio foi especialmente projetado para a atividade e a nova estrutura física, com equipamentos de última geração, tem capacidade para produzir aproximadamente 10 mil toneladas de farinha por mês. Esta meta deverá ser atingida em 3 etapas a partir da instalação gradativa de equipamentos.
Segundo o Diretor Comercial do Moinho, Aldeonir Sutile, a partir da conclusão da obra e início efetivo do funcionamento da Unidade do Distrito Industrial, o Moinho Vacaria vai trabalhar no local com uma nova equipe de aproximadamente 50 funcionários, que serão contratados e treinados para trabalharem na linha de produção destinada ao abastecimento da indústria de massas e biscoitos.
A Metalúrgica Pinto e Martins também conhecida como Metalforte- Serralheria e Estruturas Metálicas, atualmente instalada no bairro Jardim América, encontrou na administração municipal o apoio e o incentivo necessários para crescer e expandir sua atuação na área metalúrgica e, também, no mercado dos pré-fabricados e da construção civil. A nova planta, no Distrito Industrial 3, terá área construída de aproximadamente 2 mil m². No momento a Secretaria de Obras do município está trabalhando na preparação da área.
O diretor da empresa, Jonas Magnus Pinto, afirma que o novo projeto viabilizará a continuidade e ampliação das atividades da empresa que, atualmente, não está conseguindo atender a demanda, devido à estrutura limitada que possui no atual endereço. A expectativa é gerar novos empregos e ampliar o volume de produção. O quadro que hoje é de 20 empregados deve chegar a 35, assim que a nova estrutura estiver em funcionamento.
O secretário de Desenvovimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Alessandro Dalla Santa Andrade considera que o trabalho que está sendo implementado no Distrito Industria 3 é exemplar. A atual administração municipal está conseguindo reverter mais de 10 hectares de área, que haviam sido doadas para indústrias que não utilizaram o local. Assim, gradativamente, estes espaços são redirecionados para novos empreendimentos, que geram novos empregos, renda e dinamizam a economia de Vacaria.
Data: 29/07/2011
Por: