15/06/2022
Assistência Social
Dia 15 de junho Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Data instituída em 2006 pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Segundo o Censo de 2010 o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil existem quase 20 milhões de idosos representando 11% da população.
As projeções são em 40 anos este percentual triplique, passando para 29,7% da população. Em 2050 haverá 2x mais idosos que crianças no Brasil.
Para garantir o envelhecimento de forma saudável e tranquilo, com dignidade, sem termos, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência, em especial prepararmos as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.
O CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social através de sua equipe técnica atende, em parceria com a Rede de Proteção à pessoa idosa do Município, idosos que tiveram seus direitos violados. A maioria dos casos de violência acontece no meio familiar, são elas: violência psicológica, abandono, violência física, negligência, abandono financeiro, entre outros.
Atendemos em média cinco à sete casos por semana de violação de direitos contra a pessoa idosa, muitos deles encontram-se com a saúde abalada e incapacidade de se cuidar sozinho, são filhos brigando entre si, jogando a responsabilidade dos cuidados para um único cuidador; uso indevido da aposentadoria dos idosos; cuidadores sem paciência; entre outros.
Apesar de todas estas dificuldades e limitações das famílias no cuidado do idoso, a coordenadora do CREAS Rosi Bonella reforça que a responsabilidade pelo abandono e negligência é de todos, num primeiro momento da família, e quando esta falha nos cuidados, do Poder Público, através de suas políticas. A finalidade dos serviços é dar suporte e apoio as famílias em suas fragilidades, mas que fique bem claro que o afeto, amor e carinho deve vir dos mais próximos, no caso filhos e netos.
Caso você conheça algum idoso que está sofrendo algum tipo de violência, DENUNCIE: Delegacia de Polícia - 3232-0777
Ministério Público - 3231-3644
Conselho do Idoso - 3231-6438
Ou Disque 100 – Serviço gratuito da Secretaria dos Direitos Humanos.
Data: 15/06/2022
Por: Alaides Paim - Assessora de Comunicação Social Prefeitura Municipal - MTB 0018043/RS