Notícias - Cecy, Reciclando e Aquecendo com Amor

14/05/2021 Educação Cecy, Reciclando e Aquecendo com Amor

Estamos no período que antecede o inverno e a nossa cidade de Vacaria, está começado a registrar dias mais frios. Nas áreas mais vulneráveis dos bairros, muitas famílias vivem em condições precárias e suportam o frio do jeito que dá. Quem mora em casas mais simples, de madeira, sofre com o vento Minuano que sopra entre as frestas das casas.
Foi pensando nessas condições que direção, professores e funcionários da Escola Municipal Cecy Sá Brito resolveram criar o projeto Cecy, Reciclando e Aquecendo com Amor.
O projeto consiste em arrecadar caixas de leite vazias para forrar as casas das famílias do bairro Haidêe, km 05 , buscando amenizar o impacto do frio rigoroso, por meio da vedação com o uso deste material, que além de beneficiar as famílias, não tem custo e é totalmente sustentável, deixando os lares bem quentinhos no inverno e agradável no verão. O material das populares caixas de leite possui camada de alumínio, que atua como isolante térmico. A união das placas confeccionadas a partir da matéria-prima reciclada ajuda a tapar frestas dos imóveis.
Nas dependências da escola, professores e funcionários fazem painéis com seis caixinhas grampeadas que serão levadas até as casas que necessitam e após fixadas nas paredes com ajuda dos próprios moradores.
Por acreditar que é de suma importância que a Escola tenha um olhar sensível a realidade onde está inserida, a equipe da Escola Cecy resolveu empenhar-se em ajudar as famílias de seus alunos. Cada um colabora da forma que tem disponibilidade, desde a doação das caixinhas, recorte e formação dos painéis e transporte até as residências. Defendemos nesse projeto a necessidade da união de forças, onde as tarefas não sejam solitárias, mas coletivas com vistas ao bem comum. Com solidariedade e amor, poderemos transformar o frio em calor.
Ponto de coleta: Escola Cecy- KM 05
Idealizadoras do Projeto: Professora Josiane Regina Telles Basso
Funcionária: Solange Bizotto da Silva

Este projeto foi sonhado há um ano atrás e agora no mês de abril como começou esfriar resolvemos colocá-lo em prática. Tivemos uma conversa com a equipe da direção e após a aprovação colocamos nos grupos de WhatsApp os pedidos de ajuda com as caixinhas.Foi aí que surgiu a ideia de divulgar nas rádios e em redes sociais. Muitas caixinhas são cortadas em nossas casas e levadas prontas para a escola e de lá são encaminhadas para as casas das pessoas que passam dificuldades. Estamos levando os painéis em três casas simultaneamente. O primeiro dia que levamos estava muito frio e a nossa ex aluna Alessandra Oliveira grávida de 9 meses, que tem asma nos contou que naquela noite não passou frio. Sua filha, nossa aluna do turno da manhã, C.O, com 12 anos é quem mais nos ajuda a fixar os painéis, pois com muito bom gosto coloca as caixinhas procurando uma melhor simetria, deixando a parede mais bonita. Outra moradora, Sabrina Marques, mãe de dois alunos, também nos fala que a casa ficou mais quente e até a claridade melhorou. Várias pessoas ali mesmo do bairro estão querendo ajudar. Uma moradora, que o ano passado perdeu sua casa no incêndio e teve bastante ajuda, hoje se propõe a decorar com flores as paredes. Isso é algo que nos deixa muito felizes e emocionadas. Essas informações das famílias são levadas ao nosso grupo de Whats para que seja acompanhado as ações por todos, pois devido ao distanciamento imposto por esse vírus tão perigoso, nossos colaboradores não podem ir até as residências.
"A sementinha está sendo plantada com uma ideia simples, mas que acreditamos irá amenizar o sofrimento das famílias de nossos alunos frente ao inverno rigoroso de Vacaria, e mais tarde, também no verão terão benefícios com suas casas mais fresquinhas.
O sonho de uma professora, uma merendeira e toda a Família Cecy está aos poucos sendo realizado. Mas fica o convite para aquecermos não só o km 05, mas todas as casas de quem tanto necessitam de ajuda". Profe.Josiane Basso


Vacaria, Juntos Fazemos Melhor!




 

Data: 14/05/2021
Por: Alaides Paim - Assessora de Comunicação Social Prefeitura Municipal - MTB 0018043/RS
VOLTAR

Compartilhe: