Notícias - Campanha de vacinação contra HPV

06/03/2017 Saúde Campanha de vacinação contra HPV
A campanha de vacinação contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano) desse ano trouxe novidades. Meninos de 12 e 13 anos também podem receber a imunização e prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
 
O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões que evoluem para o câncer como o de colo de útero, pênis, garganta ou ânus. É transmitido no contato pele com pele, por isso é considerado uma doença sexualmente transmissível.

A inclusão dos garotos amplia o público contemplado pelas ações de prevenção contra os diversos tipos de cânceres causados pelo HPV, antes mesmo de iniciarem a vida sexual, quando a vacina é considerada mais eficaz.
Segundo Cristiano Antonini, médico urologista, o objetivo é vacinar a população masculina de 12 a 14 anos de idade prevenindo os cânceres de pênis, lesões ano-genitais pré-cancerosas e verrugas genitais. Os homens que recebem a vacina acabam colaborando para a redução do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, porque não transmitem o vírus para suas parceiras.
 
A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 a 13 anos de idade.
   
A estratégia de vacinação a ser adotada será nas escolas (municipais, estaduais e particulares). As equipes de saúde seguirão um cronograma para disponibilizar as vacinas nas escolas durante o mês de março, tendo início nesta quarta-feira (08).
 
Os meninos que forem receber a dose da vacina devem estar com suas carteiras de vacinação em mãos para serem registradas as vacinas aplicadas e também para avaliar o esquema vacinal.
 
Meningite C

Respectivamente à vacina contra o HPV, também será aplicada a vacina contra meningite C, em meninos e meninas de 12 a 13 anos.

A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução. Hoje, essa imunização é oferecida apenas para crianças de 3 e 5 meses de idade e um ano. Até 2020, esta vacina deverá estar disponível também para crianças de 9 a 13 anos, conforme determinação do Ministério da Saúde.


Data: 06/03/2017
Por: Assessoria de Comunição Social
VOLTAR

Compartilhe: