Notícias - 2ª Conferência Municipal e 1ª Conferência Regional do Idoso.

19/10/2018 Assistência Social 2ª Conferência Municipal e 1ª Conferência Regional do Idoso.
Vacaria sediou na quinta-feira(18), a Segunda Conferência da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no Centro Sócio Educacional Dom Orlando Dotti, durante todo o dia.

Foram debatidas e formuladas proposições sobre diversos assuntos. Os principais foram: direitos fundamentais na construção de políticas públicas para o setor, educação, enfrentamento da violência e crimes envolvendo idosos e o papel dos conselhos nessas ações.
Como este antecede à Conferência Estadual, foram escolhidos delegados que participarão em Porto Alegre, levando as propostas elencadas em nossa cidade.

O vice prefeito, Sr. Renato Rech, em sua fala de abertura dos trabalhos, destacou a importância deste tipo de evento para tratar diretamente com as autoridades, sobre as demandas do idoso e a necessidade de manter a qualidade de vida na melhor idade.

POLÍCIA CIVIL PRESENTE

O comissário da Polícia Civil,
 João Carlos Pinto de Abreu, destacou os pontos sobre quando uma pessoa pode ser considerada idosa, sendo que pelo Estatuto do Idoso, criado pela Lei nº 10.741/03, em seu artigo 1º, considera idosa a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

O representante da PC citou algumas formas de violência estampadas nos crimes contra idosos, tendo a seguinte classificação: Violência Física, Violência Psicológica, Violência Patrimonial, Abandono, Negligência e Autonegligência .

Por fim também destacou o DISQUE DENUNCIA - 181 da Secretaria de Segurança Pública, onde podem ser feitas denúncias, com o sigilo garantido.

 Vacaria, juntos fazemos melhor.


Data: 19/10/2018
Por: Luiz Paulo Santos - Diretor Depto. de Comunicação Social
VOLTAR

Compartilhe: