18/05/2020
Assistência Social
18 de Maio: Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater
18/05/1973: Aos oito anos de idade, a menina Araceli em Vitória/Espírio Santo, foi raptada e violentada sexualmente. A menina morta teve seu corpo desfigurado pela ação de ácidos e carbonizada. Os acusados, homens de classe alta que davam festas em seus apartamentos com vítimas da mesma idade de Araceli que eram exploradas sexualmente, foram absolvidos “por falta de provas”. Neste 18 de maio, completamos 46 anos sem Araceli. Décadas de impunidade e revolta. Em memória a pequena Araceli em seu assassinato cruel e brutal há o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social, órgão vinculado á Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, vem, desde o ano de 2008, atendendo as (os) pequenas (os) Aracelis do Município de Vacaria, ou seja, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e abuso sexual. Tirania executada por adultos supostamente cuidadores, como por exemplo, pai, avô e padrasto, que deixam marcas de sofrimento clinicamente significativos no emocional de cada ser desamparado que é exposto a tal crueldade. É um trabalho em conjunto que envolve toda a rede de proteção a crianças e ao adolescente, pois somente unidos podemos dar conta de tanto sofrimento. É um trabalho contínuo de altos e baixos, de tristezas e conquistas, de amor, de fracassos e vitórias, enfim é um trabalho que exige o melhor de cada profissional enquanto ser humano e técnico nessa área específica para poder levar, assim, um pouco de ternura e acalanto no coração de cada vítima destroçada pelo desejo libidinoso de um adulto incontrolável no seu egoísmo e crueldade.
18 de maio: dia para pensar; dia para denunciar – Disque 100 Portal Nacional de denúncias contra violações aos direitos humanos.
- Conselho Tutelar: 3232-6248
- Plantão da Polícia Civil: 3232-0100
- Delegacia de Polícia: 3232-0777
Art.227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança,ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Vacaria, Juntos Fazemos Melhor!
Data: 18/05/2020
Por: Coordenadora do CREAS Rosi Paim Bonella