Notícias - Água é Foco de Ação Conjunta na Semana do Meio Ambiente

05/06/2020 Meio Ambiente Água é Foco de Ação Conjunta na Semana do Meio Ambiente
Na tarde de ontem (04), representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal e Corsan realizaram ação conjunta para medição do nível de água da barragem,  localizada no Lago das Pedras.

Os Conselheiros conferiram a medida de 5m abaixo do nível normal da água na barragem.

O grupo visitou o local da transposição de água do lago do Parque Nicanor Kramer da Luz até o Arroio Porteira do Rio Grande e também o local da  transposição de água  do Arroio Passo da Porteira até o Lago das Pedras. De acordo com Alberto Paganella,  gerente da Corsan, a transposição de água visa alimentar a barragem neste período de estiagem.

Durante o percurso nas margens da barragem, os Conselheiros coletaram cerca de 30kg de resíduos, entre  plásticos, vidros e metais.

Com intuito de orientar a população sobre o  consumo consciente de água, a Professora Marli Borsoi Pereira informa que o Setor de Educação Ambiental da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente estará  distribuindo folders educativos (físico e digital) para escolas municipais, estaduais e particulares, neste mês de junho.

Esta semana o Executivo Municipal  encaminhou para o Poder Legislativo a Minuta do Projeto de Lei que Institui o Plano Diretor da Bacia de Captação do Arroio da Chácara, resultado do  estudo técnico realizado sobre a área  da Bacia de Captação.

Em 2018 o COMDEMA, juntamente com a Prefeitura Municipal, o Ministério Público e o  Consepro encamparam o Estudo da Bacia de Captação do Arroio das Chácaras.

Conforme José Sérgio Guerreiro de Lemos, Presidente do COMDEMA, durante o estudo, foram promovidas duas Audiências Públicas sobre o assunto e  proporcionada Capacitação sobre a Bacia para 20 pessoas da comunidade, leigos, técnicos e professores.

O relatório final completo do estudo, realizado pelo ISAM/UCS, está disponível no site da Prefeitura Municipal de Vacaria.

#05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

#03 de Junho - Dia Nacional da Educação Ambiental

Vacaria, Juntos Fazemos Melhor!

Data: 05/06/2020
Por: